Pesquisar este blog

Carregando...

sábado, 6 de junho de 2009

Com sol ou neblina, a Serra da Piedade é sempre um bom programa


Partindo de Belo Horizonte, são menos de 60 km até o pé da serra da Piedade (pela BR 381), no município de Caeté, Minas Gerais. A subida da serra é rápida e na mesma velocidade é a queda de temperatura. Com sorte, o turista começa a viver o clima de filme de suspense já na subida, conforme o carro avança na estrada sinuosa e a neblina cobre a paisagem. É claro que isso não acontece todo dia mas é comum nos meses frios ou de manhã cedo (foto: Walmir Monteiro).

Lá em cima, grandes pedras formam uma bela e gigante escultura e a vista é de 360 graus. O pôr do sol costuma ser maravilhosamente vermelho mas, nos dias com muita neblina, fica encoberto. Não tem problema; as brumas também encantam o visitante.

O local também é freqüentado por romeiros e grupos religiosos. No topo da serra está a histórica capela de Nossa Senhora da Piedade, do séc XVIII e funciona ainda o observatório astronômico da UFMG (www.fisica.ufmg.br/OAP/).

Dica: agende sua visita para o primeiro sábado de qualquer mês. É neste dia que o observatório está aberto ao público, com diversos telescópios e monitores que mostram o céu aos visitantes. O ambiente é bem agradável e as barraquinhas de chocolate quente ajudam a suportar o frio e o vento do local. Não esqueça de ir agasalhado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários, sugestões ou novas informações sobre este local.